O Exame

O quê?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais. E, 2018 é ano de prova para o Direito e para a Contábeis!

Por quê?

Os resultados do ENADE são utilizados pelo Ministério da Educação na elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e seus respectivos cursos superiores. Também refletem diretamente no ranking nacional de todos os cursos e universidades.

Atenção: Vale lembrar que o ENADE é importante porque, além de ajudar na análise do conteúdo e na qualidade do curso oferecido é aberto um leque de oportunidades para o aluno.

Como assim?

Quem faz a prova e obtém nota alta tem a possibilidade de uma colocação destacada no mercado de trabalho. É verdade! Não é uma mera obrigação e/ou algo que o selecionado deva fazer sem dar o devido valor. O estudante com um bom desempenho leva vantagem, inclusive, no momento de ingressar em uma especialização, mestrado ou doutorado no Brasil e no mundo.

Isso porque durante os processos de seleções, geralmente, a nota do curso é solicitada, se o aluno tiver uma boa colocação e o curso um bom conceito, ele é visto com bons olhos, sendo disputado no mercado de trabalho e, consequentemente, tendo maximizadas as oportunidades de arrumar um bom emprego.