Isabel Cristina Martins Silva
RESUMO
Embora o Cyberbullying seja um tema ainda pouco abordado no âmbito escolar, dando-se maior ênfase para o Bullying, sua abrangência e gravidade, trata-se de um problema mundial que a sociedade vem enfrentando com muita freqüência. Assim a abordagem desse tema se faz necessária, pois tem chamado a atenção e está sendo reconhecido como causador de danos e merecedor de medidas para sua prevenção e enfrentamento. Nesse contexto surge a Justiça Restaurativa como ferramenta de prevenção e resolução dos conflitos gerados pela violência praticada através da Internet, que através de seus procedimentos, valores e princípios utiliza a comunicação não violenta, a qual proporciona o aprimoramento das relações entre educadores e alunos com o objetivo de que estas relações humanas sejam pacíficas, proporcionando uma conexão sincera e empática entre elas e também entre autores e vítimas das violências advindas do Cyberbullying. Entende-se que o papel dos educadores de um novo tempo é de alavancar uma formação cidadã que venha desenvolver o surgimento de uma nova cultura com comunidades que saibam conviver nas complexidades das relações, com todos os seus conflitos e diversidades. O presente trabalho está alinhado com a Área de Concentração Direito, Sociedades Globalizadas e Diálogo entre Culturas da Faculdade de Direito de Santa Maria, seguindo a linha de pesquisa do Constitucionalismo, Concretização de Direitos e Cidadania.
Palavras-chave: Cyberbullying. Justiça Restaurativa. Internet.