Ana Carolina Loose
Andressa Acosta
Débora Dias
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo analisar as semelhanças e diferenças nos casos de bullying e cyberbullying que ocorrem dentro do ambiente escolar bem como suas consequências e formas de prevenção aos atos praticados por crianças e adolescentes. Como método de abordagem foi usado o método hipotético-dedutivo. O artigo pretende assim mostrar como e porque ocorrem ás agressões e, através do projeto do Direito (no) Público juntamente com Fadisma em Cena, apresentar os meios de prevenção que podem e foram utilizados pelos acadêmicos de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) na escola Coronel Pilar, fazendo com que a prática do bullying e do cyberbullying não venha a ocorrer na vida dos estudantes desta escola e, assim, levando conhecimento para a futura geração do país. Dentro disso, será estudado no presente artigo a lei nacional de combate à intimidação sistemática, a qual entrou em vigor no ano em curso e, juntamente, com as pesquisas feitas em escolas sobre a prática do bullying e cyberbullying.
PALAVRAS-CHAVE: Crianças/adolescentes; Bullying; Ações; Projeto; Conhecimento.