Caroline Fraga Trojahn
Iliane Colpo
RESUMO
O presente estudo tem como tema a formação de preços. Em virtude da importância da formação de preços para o sucesso e sobrevivência das empresas, o estudo busca encontrar, de maneira ampla, uma resposta para a seguinte questão: quais são os métodos de precificação utilizados pelas empresas? Deste modo, o objetivo do estudo passa a ser: identificar os principais métodos de precificação utilizados nas empresas, baseado nas publicações encontradas sobre o tema. Para tanto, através da revisão bibliográfica fez-se uma pesquisa do tipo bibliométrica, com abordagem qualitativa e quantitativa. Inicialmente, neste estudo faz-se uma contextualização da formação do preço, traz-se o seu conceito, discorre-se sobre a importância de uma correta formação de preços para as empresas e elencam-se os métodos de precificação encontrados. Como resultado da pesquisa no segmento varejista como principal método tem-se a formação do preço de venda com base nos custos dos produtos. Já no segmento da indústria, além do método que utiliza o custo tem-se também a baseada no preço de mercado.
Palavras-chave: Métodos de Precificação. Segmento Varejista. Segmento Indústria, Pesquisa Bibliométrica.