Marielle Flores Schmitt
Fábio Rijo Duarte
Francisco Ribeiro Lopes
O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel do docente na transformação social e seus desafios no ambiente acadêmico bem como fomentar um ambiente crítico para o crescimento de todos os envolvidos. Assim a educação deve permitir a construção crítica da interpretação do mundo, essa construção deve ser democratizada, ou seja, a todos os indivíduos devem ser dadas oportunidades de acesso a conhecimento e informação, para que suas opiniões possam representar suas vontades livres e conscientes e tenham o mesmo grau de importância e relevância, mesmo na condição de sujeitos de realidades, experiências e vidas distintas, sendo uma forma de ensinar e aprender. Nesse sentido, o ensino superior deve acompanhar os novos profissionais, estimulando práticas de desenvolvimento realizando de forma concreta e participativa um novo sistema educacional possibilitando um aprendizado efetivo. Nesse contexto, a educação em nosso país é um desafio que necessita da ajuda de todos, sendo que através do ensino podemos sonhar com uma sociedade menos ignorante e mais tolerante bem como atingir uma maturidade social em que o respeito e a educação são pilares de boa convivência. O método de abordagem utilizado foi o dedutivo e o método procedimental monográfico observando influências e aspectos do problema. Assim, é de extrema relevância mencionar que a presente pesquisa não tem como objetivo sanar o debate técnico sobre o tema supracitado, mas sim corroborar/propiciar aos interessados uma nova visão sobre os conflitos da sociedade moderna
Palavras-chave: Corpo docente. Educação. Papel Social.