Bianca Romero
Elio Neto
Nicole Moro
Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Este trabalho visa analisar o grau de vulnerabilidade do consumidor da tatuagem, em Santa Maria, mediante uma análise indutiva conjunta da parte teórica da vulnerabilidade com os dados coletados com os profissionais da área e consumidores. O trabalho justifica-se devido a difusão desta prática, principalmente entre a juventude brasileira, que desconhecem muitas vezes os riscos e consequências. A arte de tatuar o corpo manifesta-se em diversas culturas, mas se intensifica principalmente na segunda metade do século XX, com o desenvolvimento da cultura do body art. Com base no estudo realizado, conclui-se que os consumidores ainda possuem determinada dificuldade em se defender diante das situações na relação de consumo e estar preparado para elas, principalmente no que diz respeito aos serviços de tatuagem, de maneira especifica, na cidade a qual foi designada tal estudo. Desse modo, verifica-se a continua vulnerabilidade do polo passivo da relação de consumo.
Palavras-Chave: Direito do Consumidor. Relação de Consumo. Arte Corporal.

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