Prof. Ms. Alberto Barreto Goerch

                                                                         Lisete Maria Massulini Pigatto

RESUMO

O artigo apresenta uma experiência educacional desenvolvida na EMEF Aracy Barreto Sacchis na Cidade de Santa Maria RS Brasil que utiliza a comunicação não violenta como estratégia no processo inclusivo para a concretização dos direitos e da cidadania. A proposta justifica-se pela necessidade de encontrar um caminho, um método para efetivar as igualdades sociais. O trabalho tem como objetivo, favorecer o desenvolvimento da socialização, da aprendizagem e da cidadania de forma lúdica, recreativa e sistematizada. Atende 300 alunos no ensino fundamental para que aprendam a viver e a conviver com o outro de forma saudável. O trabalho surge a partir da realidade encontrada na escola com relação à Educação Inclusiva, o Atendimento Educacional Especializado e o estado de pobreza em que muitos alunos se encontram devido há falta de acesso a saberes fundamentais para o exercício da cidadania. A partir deste contexto se começa a pensar a inclusão escolar e social de forma diferenciada. A fundamentação legal encontra-se no ordenamento jurídico, vale-se do conectivismo e do construtivismo (REIS, 2014) para embasar a sua prática. No intuito de modificar a realidade educacional com uma nova proposta de trabalho desenvolvida em abdocência, entre a professora de educação especial e as demais através da comunicação não violenta, da arte e do saber. Utiliza-se a investigação ação fundamentada em Carr e Kemmis (1988) numa relação dialógica dialética que parte da tese a antítese gerando um resultado sinergicamente. Conclui-se que os alunos estão emponderando-se pelo exercício da cidadania.

Palavras Chaves: Direito. Comunicação não violenta. Inclusão.

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