Vanessa Rodrigues Pucci
Fábio Rijo Duarte

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é compreendida como um processo capaz de inspirar ação compassiva e também solidária. Em diversos níveis da sociedade vem sendo utilizada por um crescente número de pessoas que desejam intervir e agir com meios práticos e eficazes em favor da paz. Associada à sua concepção tem-se as Práticas Restaurativas que se utiliza de métodos de estruturação e promoção de encontros entre as partes envolvidas, objetivando promover o diálogo no intuito de superar desafios e solucionar algumas situações de forma consensual e colaborativa. Neste contexto encontram-se os Círculos de Construção de Paz. Entretanto, no cenário da saúde sua utilização é incipiente, não sendo compreendida como um dispositivo capaz de auxiliar na qualidade de vida e de saúde dos indivíduos, configurando uma incerteza de sua aplicabilidade. Neste sentido, busca-se conhecer a compreensão de docentes, e alunos do curso de graduação em Enfermagem, de uma universidade no interior do estado do Rio Grande do Sul sobre Práticas Restaurativas (PR) e CNV. Para tanto, esta pesquisa tem como problema: Qual a compreensão dos docentes e alunos universitários do curso de Enfermagem acerca das Práticas Restaurativas e CNV? O projeto faz parte da linha de pesquisa: Controle Social, Segurança cidadã e Justiça Criminal, e será realizado no mês de junho de 2019, com a utilização do método dedutivo, e como método de procedimento observacional e bibliográfico. Assim, a proposta terá como objetivo a aplicação de dois Círculos de Construção de Paz (CCP) com um grupo de docentes e um grupo de discentes (uma aplicação em cada grupo) que desejarem participar voluntariamente do projeto. Ressalta-se que será aplicado uma questionário semiestruturado antes e após a aplicação do CCP afim de apreender a compreensão prévia, bem com a (re)significação desta compreensão após a aplicação do CCP.
Palavras-chave: Comunicação, Enfermagem, Justiça Restaurativa, Justiça Social.

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