Jessica Eduarda dos Santos
Bianca Nogueira de Godoi
Fábio Rijo Duarte
Os microempreendedores bem como os demais empresários, muitas vezes não estão preparados para os desafios do mercado, pois não tem como suporte instrumentos de consultoria contábil disponível para que permaneçam no mercado. Objetivando compreender de que forma a consultoria contábil influência na gestão de lucros desses empresários brasileiros nos últimos anos. Este trabalho apresenta características qualitativas, pois foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas e documentais para verificar as reais necessidades e dificuldades desses microempreendedores, utilizando do método dedutivo, alinhado ao Grupo de Trabalho – Contabilidade com enfoque nas organizações. A consultoria contábil proporciona ao empresário a possibilidade de se planejar para acertar nas decisões de seu negócio e ter mais controle da sua atividade, identificando a capacidade do empreendimento. Visto que, essa consultoria verifica quais são as melhores possibilidades de negócios trazendo resultados mais assertivos para o mesmo, propiciando dados e informações para que este empresário siga o planejado sem maiores surpresas, realizando toda uma estratégia financeira, de mercado e organizacional. Com a utilização da consultoria contábil como ferramenta de trabalho, os microempreendedores têm um melhor controle econômico, auxiliando na tomada de decisão, melhorando o desempenho e aumentando a competitividade da microempresa, pois para uma empresa obter lucros ela precisa de estratégias inteligentes para enfrentar o mercado. Portanto, a consultoria contábil torna-se fundamental para que os microempreendedores possam gerir de forma inteligente e organizada o seu negócio, capaz de se reinventar por diversas vezes para se adaptar ao mercado, estabelecendo novas metas e assim, sendo capaz de obter bons resultados.
Palavras-chave: Consultoria contábil. Despesas. Empresários. Microempreendedores. Receitas.