Francieli Cavalheiro Viero
Alexandre Reis
Fernanda Pires Jaeger

RESUMO
O presente trabalho refere-se a uma experiência em formato de oficina de educação financeira intitulada “Como eu me relaciono com o consumo?” desenvolvida junto a estudantes de graduação de uma universidade do Rio Grande do Sul. Esta experiência incluiu: apresentação do projeto com a exposição de um vídeo, aplicação de um questionário sobre o comportamento do consumidor e uma roda de conversa sobre o consumo na sociedade contemporânea. Participaram desta oficina 9 mulheres com idades entre 18 e 41 anos, com duração total do encontro de 3 horas. A partir das discussões realizadas identificou-se que a temática consumo ainda é pouco debatida na sociedade, especialmente, no contexto educacional. Além disso, percebe-se que há influência dos meios de comunicação no comportamento de consumo, entre outros artefatos culturais e mecanismos da sociedade. O desejo em consumir, em alguns casos pode estar associado a uma falta emocional ou alívio de angústias em que há uma tentativa de suprir tais anseios a partir da aquisição de um determinado objeto. Constatou-se ainda que há desconhecimento sobre o Código de Defesa do Consumidor por parte das participantes. Neste sentido, é fundamental a construção de espaços de reflexão e discussão dos fatores associados ao consumo e a subjetividade e práticas de educação financeira como estratégia de prevenção ao superendividamento. Estas experiências são capazes de oportunizar uma relação diferenciada do sujeito com o consumo e o exercício da cidadania de maneira mais qualificada, especialmente no que diz respeito a tomada de decisão e comportamento frente ao consumo.
Palavras-chave: Superendividamento. Educação Financeira. Cidadania.

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