Márcio Boufleur Farinha
Prof. Esp. Fábio Rijo Duarte

 

RESUMO

No presente trabalho objetiva-se investigar acerca da crise metodologia existente nos cursos de graduação em Direito no Brasil. Para tanto, o presente trabalho é dividido em três partes. Primeiramente, para entender seu perfil metodológico educacional é realizada uma reconstrução histórica da metodologia do ensino jurídico brasileiro. O segundo momento, possui enfoque nas disposições legais, abordando a legislação constitucional e leis específicas que tratam sobre o ensino jurídico, para assim então, compreender a formação a qual é desejável e definida em lei aos bacharéis de direito. Diante de tais premissas, ao final, se demonstra o cerne da crise do paradigma atual do ensino jurídico no tocante à aprendizagem, de modo a interligar tal problema diante da bagagem histórica trazida juntamente com a deontologia da lei. Assim, o presente trabalho possui área de concentração: Direito, Sociedades Globalizadas e Diálogo entre Culturas; e linda de pesquisa Constitucionalismo, Concretização de Direitos e Cidadania.

Palavras-chave: Crise. Ensino. Metodologia.

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