Denise Silva Nunes
Lorenice Freire Davies
RESUMO
O desejo incessante de adquirir bens melhores, para subsistência e também para satisfação pessoal, acabou por formar um novo modelo de cidadão, voltado ao consumo. A partir da Revolução Industrial, e, posteriormente com a globalização, ocorreu a constituição de uma sociedade voltada para o consumo entrou em conflito com um aspecto fundamental – o Meio Ambiente, o qual rejeita ações nocivas à sua preservação. Nesse contexto, a partir da problemática do consumo exacerbado, incentivado por mecanismos da indústria cultural, pretende-se discorrer acerca da indústria cultural na relação homem-ambiente e analisar as possibilidades desencadeadas pela educação ambiental, enquanto instrumento estratégico para a promoção do consumo sustentável. A metodologia e estratégia de ação para viabilizar este trabalho obedecem ao método dedutivo de abordagem, através da pesquisa bibliográfica, a fim de viabilizar a discussão de forma descritiva, procedendo à consulta a livros, revistas, periódicos e legislação aplicada. Como resultado final, destaca-se a educação ambiental como uma ferramenta para sensibilizar o consumo de forma consciente e sustentável.
Palavras-chave: Consumo consciente. Indústria cultural. Sustentabilidade.