Eduarda Aparecida Santos Golart
Nathalie Kuczura Nedel
Resumo
A acessibilidade é um direito e uma necessidade para pessoas com deficiência, crianças e todos aqueles que possuem redução de alguma capacidade, seja motora ou cognitiva por exemplo. Dentre todos os setores e locais em que tal o direito deve ser atendido, destaca-se, para o presente trabalho, o ensino superior. Assim, para que alunos surdos consigam permanecer no ambiente acadêmico é fundamental que haja acessibilidade. Dessa forma, para que os alunos surdos consigam ter acesso ao ensino e ao convívio acadêmico é indispensável a efetividade do direito à acessibilidade. Ocorre que há uma evasão considerável desses alunos, muito em razão no (in)atendimento desse direito. Diante disso, questiona-se de que forma as novas tecnologias da informação e comunicação podem ser utilizadas para incentivar a permanência dos alunos surdos na Universidade Federal de Santa Maria, tornando efetivo o direito à acessibilidade? Para responder esse questionamento, o presente trabalho objetiva analisar quais os mecanismos de informação e comunicação podem ser manejados para que haja uma permanência dos alunos surdos nas Universidades. Assim, utilizou-se como método de abordagem o indutivo e de procedimento o monográfico. O presente trabalho é composto por duas seções, sendo que a primeira delas aborda o direito à acessibilidade, seguido da realidade dos alunos surdos na UFSM quanto à permanência. O segundo capítulo, por sua vez, trata de estudar tecnologias da informação e comunicação que podem ser utilizadas no ensino superior, a fim de primar pela permanência desse alunado. Do estudo, restou claro que as TIC’s são aptas a atingir a acessibilidade do aluno e permitir sua permanência no ensino.
Palavras-chave: Acessibilidade. Surdos. Tecnologia da informação e comunicação. Permanência.