Bibiana Rabaioli Prestes
Isabel Cristina Martins Silva

No ambiente empresarial convivem diariamente pessoas interligadas por relações profissionais e disso depende o bom desempenho e evolução da atividade organizacional. Na busca pela eficiência, relações equilibradas e colaborativas são imprescindíveis. Porém, é difícil manter esse status e, às vezes, ocorrem conflitos que afetam a atividade empresarial e/ou as relações entre Empresas, criando uma situação desconfortável e dispendiosa. Os conflitos interpessoais tornam o dia-a-dia de trabalho complicado para os envolvidos e os conflitos organizacionais atingem diretamente uma equipe ou toda a organização. Observou-se através de pesquisa bibliográfica que para evitar atritos, as Práticas Restaurativas desempenhadas por profissionais coordenadores de “Círculos de Construção da Paz”, “Objeto da Palavra” e “Comunicação Não Violenta”, são método eficaz na prevenção de conflitos, podendo ser executadas conforme a necessidade da Empresa, possibilitando reflexão e colocação dos pontos positivos/negativos, fazendo um check-in das relações. Em conflito aparente ou instaurado analisam-se as necessidades de cada ator, quais as consequências e busca-se soluções positivas. O conflito poderá trazer evolução às relações dependendo da abordagem, determinando se serão extraídos pontos positivos ou não, e pode, por vezes, ocasionar mudanças benéficas na organização, pois estimula a criatividade para soluções. Assim como na prevenção, um conflito já instaurado pode ser objeto de Práticas Restaurativas, pois comumente são gerados por erros de comunicação e essas práticas possibilitam o diálogo, exposição de opiniões, sentimentos e esclarecimentos, em um ambiente seguro e calmo, respeitando os princípios e valores que norteiam as Práticas Restaurativas, na busca da restauração da relação conflituosa.
Palavras-chaves: Empresas. Práticas Restaurativas. Resolução de Conflitos.

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