Etieli Guareschi Mattes
Nathália Facco Rocha

RESUMO

O presente artigo buscou compreender como o consumo influencia na vida dos seres humanos, principalmente na infância e adolescência e quais os artifícios de persuasão utilizados pela publicidade mercadológica para atingir o seu intento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e analisados normativos referentes ao assunto. É sabido que com o passar dos tempos, as necessidades foram mudando, isso ocorre principalmente no contexto Pós-Revolução Industrial, onde houve uma maior preocupação com as necessidades do povo em geral. Já na Idade Moderna, a produção de bens de consumo cresceu de forma expansiva direcionada ao público adulto, principalmente, masculino. Chegando ao ápice da tentativa de persuasão para o consumo, ao ter como público alvo crianças e adolescentes, seres ainda em desenvolvimento que, após inúmeras publicidades direcionadas a si, acabaram por receber uma maior visibilidade por parte do legislador. A pesquisa teve como escopo, nesse contexto, demonstrar a vulnerabilidade do público infanto-juvenil diante das inúmeras publicidades que lhes são apresentadas, como isso pode influenciar na construção de suas personalidades e, ainda, como a obtenção de mercadorias gera uma inserção em determinados grupos sociais elucidando, assim a fragilidade destas pessoas como segmento de mercado. A área de concentração do trabalho é Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas e é enquadrado na linha de pesquisa Constitucionalismo e Concretização de Direitos, uma vez que trata da influência da publicidade nas relações de consumo direcionadas a crianças e adolescentes, bem como os institutos jurídicos de proteção para esse público alvo.
Palavras-chave: Adolescentes. Consumismo. Crianças. Publicidade.

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