Márcio Boufleur Farinha
Fábio Rijo Duarte
RESUMO
No presente trabalho objetiva-se estudar acerca da utilização do Método de Casos Alemão na metodologia do ensino jurídico brasileiro. No primeiro momento se expõe aspectos gerais esclarecendo a essência do respectivo método, distinguindo-o do método de estudo de casos. A seguir, também é apresentada sua aplicação em duas vertentes: dos países de sistema jurídico Common Law e nos países de sistema Romano, de modo, a já introduzir o Método Alemão no seu raciocínio: indutivo e dedutivo. Ao final, considerando posicionamentos doutrinários e a lei, se discute a possível participação contributiva do Método de Casos Alemão para um conhecimento jurídico mais efetivo e complemento nos cursos de direito no Brasil. Assim, o presente trabalho possui área de concentração: Direito, Sociedades Globalizadas e Diálogo entre Culturas; e linda de pesquisa Constitucionalismo, Concretização de Direitos e Cidadania.
Palavras-chave: Método de casos. Ensino. Alemanha. Metodologia.