Analise Michelin
João Filipe Miola
Iliane Colpo

Este artigo apresenta questões relevantes sobre vantagem competitiva com análise de gastos da concorrência. No complexo mercado competitivo o ambiente externo torna-se uma fonte de informações que pode auxiliar os gestores no direcionamento tanto à longo prazo no planejamento estratégico da empresa, quanto a médio e curto prazo nas tomadas de decisões táticas e operacionais, neste contexto, conhecer os concorrentes torna-se essencial, ainda a estrutura dos gastos de uma empresa pode revelar suas características econômicas e financeiras, assim surge a questão do problema de pesquisa. Análise de estruturas dos gastos das concorrentes pode trazer vantagem competitiva para as empresas? Tendo como objetivo analisar a estrutura dos gastos das possíveis concorrentes de empresas do setor de tecnologia da informação na perspectiva de geração de vantagem competitiva. Essa pesquisa possui abordagem quantitativa e análise documental, utilizou-se como ferramenta na avaliação das demonstrações contábeis a análise vertical e horizontal. Com os resultados apurados, o questionamento pôde ser respondido positivamente, é possível ter vantagem competitiva com análise de gastos da concorrência. Conhecendo os gastos dos concorrentes, é possível comparar com a estrutura de gastos própria para verificar o equilíbrio com o setor de mercado. Da mesma forma, conhecer a proporção de gastos dos concorrentes em relação as receitas, auxilia a traçar perfis estratégicos para a tomada de decisão.
Palavras chaves: Concorrência. Decisão. Gastos. Vantagem Competitiva.

icn_pdf Download do Trabalho Completo