Patrick Borges Ramires de Souza
Fabiana Barcelos da Silva Cardoso

RESUMO
Este trabalho aborda as bases constitutivas do ensino jurídico no Brasil, através da análise do ensino jurídico desde a sua primeira percepção educacional (tradicionalista, conservadora, primitiva) ao Estado Social (construção do Direito como fator social). Possui o objetivo de buscar subsídios pedagógicos para entender o processo de construção do ensino do Direito, mormente em razão da necessidade de se adotarem novas metodologias, tendo em vista o atual estado de crise do ensino jurídico (que se vê primando pelo pensamento individualista e mercadológico, sobrepondo tais valores à percepção de que o ensino jurídico deve ser voltado para o desenvolvimento do processo de pensar o “espaço” e a sociedade). A formação jurídica deve desenvolver o pensamento de criticidade, de modo que o sujeito se permita aplicar o Direito não somente a partir da Lei e de seus aspectos normativos, mas da contextualização da norma existente a todos os aspectos sociais que também estão envolvidos e devem fazer parte da análise do jurista. Torna-se, portanto, indispensável a  compreensão da construção do ensino jurídico para o desenvolvimento de novas práticas jurídicas, arraigadas ao viés social do Direito, que é o que se desenvolve no presente trabalho. Sendo assim, o presente estudo integra a Área de Concentração Direito, Sociedades Globalizadas e Diálogo entre Culturas, na Linha de Pesquisa Novos Direitos, Internacionalização e Multiculturalismo.
Palavras-chave: Direito. Ensino Jurídico. Educação.

icn_pdf Download do Resumo Completo