Gabriel Walter Posser
Drumon dos Santos
Fabiano Bitencourt Padilha
Marcelo Medeiros Pereira
Resumo
Tendo em vista constantes evoluções no mercado econômico no País, tornou-se evidente a importância de as empresas de autopeças utilizarem-se de indicadores de sistemas de avaliação de desempenho. A presente pesquisa trata a relevância da avaliação de desempenho sob ótica do Balanced Scorecard em uma empresa do comércio varejista de autopeças. Apresenta-se com objetivo geral investigar como o sistema de avaliação de desempenho poderá melhorar a eficácia na gestão de uma empresa do comércio varejista de autopeças a partir do Balanced Scorecard (BSC). Tendo como objetivos específicos, (a) identificar as políticas de gestão estratégica da empresa, (b) elencar como as informações contábeis contribuem para potencializar os sistemas de avaliação de desempenho e (c) analisar os indicadores de desempenho sob à ótica do BSC destacando os potenciais de melhoria para propor realinhamento nas estratégias gerenciais da empresa. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa para analisar a atual gestão. Consoante com os objetivos, caracterizou-se a pesquisa como descritiva, com o intuito em descrever a nível de gestão da empresa com base no uso de indicadores. Quanto aos procedimentos técnicos, o estudo caracteriza-se como levantamento e documental. Como instrumento de coleta para os dados utilizou-se uma entrevista por meio de um formulário. Os dados foram organizados em uma escala de frequência com atribuição de scores com base nos indicadores das quatro perspectivas do BSC. Constatou-se que a empresa não tem um sistema estruturado e formalizado para avaliar o seu desempenho, mas possui algumas políticas de gestão. Sugere-se um realinhamento das estratégias gerencias da empresa sob conceito do BSC.
Palavras Chave: Avaliação de Desempenho. Balanced Scorecard. Gestão Estratégica. Indicadores.