Marcela Vilar Sampaio

Cristiane Maria Alves

Daniela Camargo

Fábio Duarte

O presente trabalho apresenta o uso de práticas restaurativas como ferramenta de permanência e êxito dos discentes do primeiro ano do Curso Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. A partir da análise da evasão, por meio dos relatos dos alunos, contatou-se a necessidade de uma (nova) metodologia. Essa orientada para que os alunos se vissem como pertencentes ao contexto escolar e, assim, a garantia da permanência e o êxito no curso. O Programa Permanência e Êxito foi aprovado por meio da Resolução CONSUP 178/2014, com o objetivo de consolidar a excelência da oferta da EBPTT. Como metodologia, adotou-se o procedimento experimental com a inserção de círculos restaurativos nas salas de aula, para que os alunos pudessem expressar seus sentimentos e necessidades. A prática dos círculos restaurativos proporcionou a autonomia dos sujeitos na prevenção dos conflitos bem como o desenvolvimento de uma Cultura de Paz no ambiente escolar. Este estudo faz parte da linha de pesquisa Constitucionalismo e Concretização de Direitos da FADISMA.
Palavras-chave: Círculos Restaurativos. Evasão. Permanência e Êxito.

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