Denise Josiane Sates da Silva
Rogélia Machado
Satiê Oliveira Siqueira
Iliane Colpo
O presente trabalho tem como objetivo, identificar os métodos e modelos que podem ser utilizados na formação do preço de venda. Observa-se que a falta de conhecimento dos métodos de custeio faz com que a organização não tenha o retorno de lucratividade almejado. Verifica-se também a necessidade da utilização do profissional contábil, com conhecimento técnico, especificadamente na gestão de custos, pois ele auxilia à tomada de decisões dos gestores, desde a compra da matéria prima até a formação do preço de venda, visando maior lucratividade e controle dos processos. O projeto de pesquisa foi construído a partir do método bibliográfico e processo dedutivo, que define essa área da contabilidade. Como resultado o trabalho conceitua a apresenta duas bases distintas que podem ser utilizadas no processo inicial de formação dos preços. Esse trabalho se enquadra na linha de pesquisa de Contabilidade: pública, societária, tributária e de custos do curso de Ciências Contábeis, da FADISMA, por se tratar da formação do preço de venda.
Palavras-chave: Custos. Formação do Preço. Métodos de Custeio.