Cristian Reginato Amador
Hugo Joel Machado Figueiró
Cristiane Penning Pauli de Menezes
Resumo
A sociedade hodierna vivencia uma nova cultura do espetáculo, em que constituem novos aspectos sociais que moldam a economia, a política e a vida cotidiana, envolvendo assim novas formas de entender a cultura e as relações sociais. A mídia, sendo agente de notória relevância em um contexto dito informacional, torna-se o foco central desse debate. Emerge uma nova realidade da espetacularização, sobretudo através do surgimento de megaespetáculos e de espetáculos interativos, onde eventos esportivos violentos ganham destaque nessa conjuntura. Para melhor entender essa nova cultura espetacular, buscou-se analisar, a partir do que Guy Debord chama de “Sociedade do Espetáculo”, o evento esportivo ultimate fighting championship (UFC) e de que forma este cria representações espetacularizadas e utiliza a violência como mercadoria em uma sociedade capitalista em sua essência. Para tanto, utiliza-se como método de abordagem o método dedutivo e monográfico enquanto método de procedimento. Assim, o estudo foi dividido em duas seções. Na primeira, serão abordados os construtos da cultura de consumo em uma sociedade onde emergem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), destacando uma realidade, portanto, informacional. Na segunda e última seção, o objetivo é analisar o evento esportivo em tela e demonstrar de que forma isso se dá em uma sociedade espetacularizada e capitalista. A pesquisa está alinhada ao Grupo de Trabalho 1, Novos Direitos.
Palavras-chaves: Cultura. Mídia. Sociedade do espetáculo. UFC.