Indaia Schock
Janaína Schock Strappazzon
Elionai de Moraes Postiglione

RESUMO: O departamento pessoal faz a gestão das relações trabalhista, muito mais do que gerir fundos e seguridade social ele é o responsável pela integração das relações trabalhistas de forma saudável e conectada, este vem sendo o desafio apresentado aos profissionais de contabilidade que buscam atender as demandas resultantes destas relações de forma racional e organizada proporcionando eficiência dentro de uma visão ética que atenda aos interesses de todos os envolvidos. O Sistema de Escrituração Digital (SPED) já se apresenta como realidade nos diversos segmentos da contabilidade e vem sendo implementado paulatinamente para as obrigações previdenciárias e trabalhistas via E-social e DCTF Web. Esta novas obrigações se propõem a gerir as relações trabalhistas de forma ampla para que dentro de um cronograma consiga aglutinar todas as demandas com preciosismo integrado trazendo transparência, desburocratização e agilidade. Muito mais do que uma proposta mecanicista este conjunto se apresenta como uma proposta de reformulação comportamental no que tange a cultura empresarial das obrigações trabalhistas, com a transparência no respeitando todos os ritos o que tem se mostrado um desafio as empresas que trabalhavam de forma mais flexíveis e despreocupadas uma vez que as fiscalizações aconteciam de forma bastante pontuadas. O papel do departamento pessoal dentro da realidade que se apresenta é auxiliar os clientes a atravessar essa mudança comportamental de forma segura. Para analisar as demandas do departamento pessoal e a implementação do E-social nos apoiaremos nas notas técnicas, manuais e também nos seguintes autores: Duarte (2013), Prado ( 2009).

Palavras-chave: Departamento Pessoal. E-social. SPED.