Ariêni Zaneti Marques Henriques
Flávia Michelon Cocco
RESUMO: O presente resumo visa analisar a maternidade homoafetiva e a implementação do dia da família no ambiente escolar. Nesse contexto, questiona-se: De que forma a implementação do dia da família no ambiente escolar pode auxiliar nos desafios enfrentados pela dupla maternidade e ampliar a efetivação de direitos já garantidos? O presente trabalho visa analisar as repercussões da implementação do dia da família no ambiente escolar para a maternidade homoafetiva. No que cerne a justificativa social, a pesquisa se dá em razão das inúmeras agressões que permeiam as famílias que fogem do conceito familiar tradicional, academicamente justifica-se a pesquisa pela importância de trazer à tona discussões que envolvem direitos e garantias destinados a este formato de grupo familiar, e por fim para autora, o tema é de grande valia pois retrata o seu maior desejo, e atualmente o maior medo, maternar em um relacionamento que não seja heteronormativo. Utilizou como métodos, o método de abordagem dedutivo e como método de procedimento o método histórico. Ao tratar de técnicas de pesquisa, fora usado a documentação indireta, enfatizando pesquisa bibliográfica. A discussão se dá em razão do cerceamento de direitos que envolvem o contexto da dupla maternidade, incluindo assim inúmeros desafios enfrentados diariamente. Neste interim, conclui-se que a implementação do dia da família no ambiente escolar, gera um acolhimento a dupla maternidade, e permite uma maior efetivação aos direitos que vem sendo juridicamente conquistados por famílias compostas pela maternidade homoafetiva.
Palavras-chave: Direitos. Desafios. Família. Implementação. Maternidade homoafetiva.