Jéssica Medianeira da Silva
Luciane de Freitas Mazzardo
Resumo
O estudo ora apresentado debate as condições de empoderamento feminino frente à desmedida exploração midiática da imagem feminina como fator depreciativo na luta pela igualdade nas relações de gênero. Tem como finalidade investigar a forma como a publicidade designa a imagem da mulher e sua parcela de contribuição na permanência das desigualdades e discriminações em razão do gênero. Nesse contexto, traz inicialmente um levantamento histórico cultural da condição da mulher, bem como as lutas femininas na busca por direitos iguais. Por conseguinte, analisa-se a influência cultural da mídia, com destaque às campanhas publicitárias que por vezes reafirmam ideias patriarcais. Finalmente, aborda as condições do empoderamento feminino na sociedade brasileira, e as possíveis alternativas para o (re)conhecimento do espaço e dos direitos das mulheres nesse contexto. A pesquisa dispõe do método de abordagem dedutivo e de procedimento monográfico, tendo como base a prática bibliográfica. Dessa forma, o resultado que se pretende obter é uma maior discussão e visibilidade acerca dos fatores impeditivos da igualdade nas relações de gênero, apontando influências culturais que ferem a concretização dos direitos humanos das mulheres, assim como ressaltar a importância desta temática como um desafio a ser superado na sociedade contemporânea.
Palavras-Chave: Direitos. Igualdade. Empoderamento. Mídia. Mulher.