Luiz Guilherme de Souza de Soares

Samara Geseane Arruda da Silva

Candisse Schirmer

O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é – ou deveria ser – a mais elevada forma de arte. Charles Chaplin

Resumo

O presente trabalho tem por escopo analisar os principais motivos da utilização das artes cênicas com crianças e adolescentes, para apresentar assuntos pertinentes à sociedade, tais como os Direitos Fundamentais. Trabalhar-se-á a importância do disposto no artigo 215 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, abordando o direito à cultura, dando ênfase ao público com idade escolar, uma vez que a educação é a peça-mestra propulso da cidadania. Subsequentemente, será apresentar-se-á a metodologia utilizada pelo projeto “FADISMA em Cena” realizado no ano de 2015, na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Coronel Pilar, executado pelos acadêmicos do curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria, coordenado pelas professoras Candisse Schirmer e Débora Dias, com o apoio do Núcleo de Estudos em Direito Internacional, cuja temática escolhida para a encenação teatral nesta edição é o Bullying. Por fim indica-se como a área de concentração: Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre culturas Jurídicas, tendo por linha de pesquisa o Constitucionalismo e Concretização de Direitos.

Palavras-chave: Teatro. Direito. Cultura. Educação. Sociedade. Metodologia. Bullying.

icn_pdf Download do Arquivo Completo