Filipe Martins
Faber Brum da Costa
Roberto Fernandes de Mello

RESUMO: Todo ano dezenas de empresas vem sendo criadas, na maioria das vezes empresas de pequeno e médio porte. Elas atingem percentuais altamente significativos gerando emprego, renda e alavancando a economia brasileira. Acredita-se num senso comum, que ter ideias inovadoras, vontade de trabalhar e capital para iniciar e investir são meios suficientes para manter uma empresa, mas estudos dos custos mostram que as mesmas são deficientes nos mais diversos controles e métodos de custeio, muitas vezes por falta de conhecimento do proprietário ou por não ter uma assessoria de qualidade. Toda empresa mesmo que não tenha procedimentos elaborados de custo tem em sua formação de resultados a composição e elaboração do seu Custo da. Assim este estudo tem como objetivo geral, trazer evidencias de como uma visão gerencial através de uma definição dos custos e a identificação de um método de custeio que se enquadre ao seguimento poderá ajudar na gestão. E como objetivos específicos identificar o que são despesas e custos, apresentar uma metodologia que traga um método de custeio mais eficiente à empresa em estudo, demonstrar como a gestão de custos podem trazer informações relevantes para a administração da empresa, para alcançar os objetivos propostos no estudo deve ser utilizado um estudo bibliográfico em primeiro momento e após o desenvolvimento de um estudo de caso assim trazendo de forma pratica os conceitos referendados. Diante disso o estudo conta que, quanto maior o controle e o gerenciamento dos custos de uma empresa maior será sua eficiência e retorno sobre o desenvolvimento operacional.

Palavras-chave: Gestão de Custo. Métodos de Custeio. Gestão de Negócios.