Alexandre dos Reis
Bruno Fenalti
Leonardo Ramos
Olinda Barcellos
RESUMO
A busca incessante pelo lucro ainda continua sendo o foco principal para a sobrevivência das empresas, mas não pode ser sua única finalidade, pois a sociedade exige que exista uma preocupação social por parte das organizações. Por esse motivo, a contabilidade evolui quando presta informações referentes aos reflexos das atividades empresariais que envolvem o meio ambiente. O presente artigo tem como objetivo evidenciar um dos temas mais atuais e importantes na área contábil, o cuidado com o meio ambiente demonstrado na contabilidade por meio do Balanço Social, uma demonstração que não é obrigatória, mas que possui relevância perante a sociedade. Para tanto, serão apresentados os conceitos, princípios da contabilidade ambiental e os principais acordos internacionais que ocorreram até o momento. Será apresentado também como funciona a elaboração e divulgação do balanço social por empresas brasileiras, com foco principal para os reflexos que a utilização do balanço social trás às empresas do ramo de cosméticos. O método de pesquisa utilizado foi o bibliográfico, onde foi possível constatar no referencial, que a responsabilidade social e sua apresentação através do balanço social, possibilitam à empresa uma imagem positiva perante a sociedade, além de agregar valor à instituição. Além disso, a atuação social cresce em importância no processo decisório de compra, na medida em que os consumidores estão mais atentos ao grau de cidadania que aquele produto ou serviço representa, concluindo assim que o Balanço Social pode ser utilizado pelos executivos, também como um elemento estratégico na gestão do Marketing.
Palavras-chave: Balanço Social. Responsabilidade Social. Contabilidade Ambiental.