Quanto às regras para a elaboração de artigo científico, resumo expandido, resumo simples e pôster, bem como para a apresentação oral do trabalho, deverão ser observadas as Normas Brasileiras de Redação (NBRs), elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a seguir elencadas:
1. Normas para a elaboração de artigo científico
O artigo científico deverá ter de 10 a 25 páginas e ser elaborado conforme as normas constantes no REGULAMENTO DAS NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS FADISMA – 3. ed. revisada e atualizada, observadas as peculiaridades relativas ao presente evento, conforme segue.
Os artigos científicos serão compostos dos seguintes elementos, sem quebras de página, nesta ordem:
- Nome(s) do(s) autor(es) (obrigatório) e, quando for o caso, orientador(es) (obrigatório), alinhados à direita, junto à margem da folha. Os dados abaixo referente(s) ao(s) autor(es) e orientador(es) devem ser indicados em nota(s) de rodapé:
- Instituição(s) de fomento (opcional) que financiou ou financia o trabalho, em nota de rodapé, a partir do título do trabalho.
- A origem do artigo (opcional), ou seja, o curso, disciplina, grupo de estudo ou pesquisa, atividade de extensão ou de prática profissional etc, do qual o artigo é originário, deve ser indicada em nota(s) de rodapé, a partir do título do trabalho.
- Título (obrigatório) e subtítulo (opcional) do trabalho, na língua do texto, centralizados e em letra maiúscula.
- se é autor ou orientador (obrigatório);
- se é aluno de graduação ou pós-graduação ou, ainda, se é professor ou pesquisador (se aluno de graduação, informar o semestre);
- se for o caso, a Instituição de Ensino Superior a que se encontra vinculado;
- a titulação, quando tiver algo a acrescentar relativamente aos itens anteriores;
- o endereço eletrônico para correspondência (obrigatório).
- Resumo na língua do texto, em fonte Times New Roman 12 (de 100 a 250 palavras).
- Palavras-chave, na língua do texto, devem figurar logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
- Introdução
- Referencial teórico
- Material e método de estudo
- Apresentação e discussão dos resultados
- Considerações finais
- Referências (dados bibliográficos das obras utilizadas, devendo ser elaboradas conforme a norma NBR 6023/2003 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT).
- Anexo(s) (opcional)
2. Normas para a elaboração de resumo expandido
O resumo expandido seguirá as mesmas regras do artigo científico, conforme acima. A diferença, porém, é que o resumo expandido deverá ter de 4 a 6 páginas.
3. Regras formais para a elaboração de artigo científico e resumo expandido
Os artigos científicos e resumos expandidos devem ser digitados da seguinte forma:
- Fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto as citações com mais de três linhas e as notas de rodapé que devem ser digitadas em fonte tamanho 10;
- Folha A4, com margem superior de 5 cm, esquerda de 3 cm; direita e inferior de 2 cm;
- O alinhamento do texto deve ser justificado (com exceção do título e do item Referências) e a margem de parágrafo, quando houver, deve ser de 1,25 cm;
- Os títulos das seções (1ª, 2ª, 3ª,…) devem ser alinhados à esquerda, junto à margem da folha, destacados em negrito, em letras minúsculas (respeitadas as regras gramaticais), e devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço de 1,5 (entrelinhas). Da mesma forma, os títulos das subseções (1.1, 1.2, 1.3,…), devem ser alinhados à esquerda, junto à margem da folha, destacados em negrito, em letras minúsculas (respeitadas as regras gramaticais), e devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço de 1,5;
- Todo o texto deve ser digitado com espaçamento entre linhas de 1,5, exceto a parte com os nomes dos autores, o resumo, as citações diretas longas (citações diretas com mais de três linhas), as notas de rodapé e o item Referência, que usarão espaço simples 1,0;
- As citações deverão ser elaboradas em conformidade com a NBR 10520/2002 da ABNT, considerando que as citações indiretas deverão estar acompanhadas da respectiva referência e que as citações diretas, além de acompanhadas da referência, deverão estar devidamente destacadas, observada a distinção existente entre citação direta curta (aspas) e citação direta longa (recuo de 4 cm, letra tamanho 10, espaçamento simples entre as linhas);
- O sistema de chamada das referências das citações diretas e/ou indiretas deve ser no formato AUTOR-DATA (NBR 10520/2002), sendo as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003);
- As referências deverão ser elaboradas em conformidade com a NBR 6023/2002;
- O artigo não deverá conter sumário nem número de páginas.
4. Normas e regras formais para a elaboração de resumo simples
O resumo simples deverá conter de 100 a 250 palavras e deverá ser elaborado de modo a conter breve introdução sobre o assunto (contextualização e/ou problematização), descrição do método (de pesquisa, atividade de extensão ou atividade de prática profissional) utilizado, síntese dos resultados (parciais ou finais) e justificativa da inserção do trabalho na Área de Concentração e numa das Linhas de Pesquisa do Curso ao qual for vinculado: Curso de Direito ou Ciências Contábeis da FADISMA.
Após o texto do resumo, deverão ser indicadas de três a cinco palavras-chave. Por fim, deverão ser arroladas, no item Referência, as principais fontes utilizadas durante a pesquisa (referir no máximo 10 obras).
O resumo simples deverá observar as seguintes regras de forma: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, folha A4, margem superior de 5 cm, esquerda de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.
O texto deverá ser redigido sem recuos e sem destaques. O título deverá ser centralizado, com letras maiúsculas em negrito. A origem do artigo (opcional), ou seja, o curso, disciplina, grupo de estudo ou pesquisa, etc, do qual o artigo é originário, deve ser indicada em nota(s) de rodapé, a partir do título do trabalho.
Abaixo do título deverá constar o nome do autor e, se for o caso, co-autor(es) e orientador(es), identificados em nota de rodapé como autores ou orientadores. Além disso, em referida nota de rodapé deverá ser acrescida breve qualificação: a) se é autor ou orientador (obrigatório); b) se é aluno de graduação ou pós-graduação ou, ainda, se é professor ou pesquisador (se aluno de graduação, informar o semestre); c) se for o caso, a Instituição de Ensino Superior a que se encontra vinculado; d) a titulação, quando tiver algo a acrescentar relativamente aos itens anteriores; e e) o endereço eletrônico para correspondência (obrigatório).
No corpo do texto, as referências deverão ser indicadas no sistema AUTOR-DATA. Para o item referência, ao final, observar a NBR 6023, elaborada pela ABNT. Observar, também, a NBR 6028/2003, que estabelece, dentre outras regras, as seguintes:
- O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único;
- A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.);
- Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular;
- As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave: separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
5. Normas para a elaboração de pôster
Medida: 60cm (largura) x 90cm (altura)
Material: O material deverá ser adequado para a colocação em pedestal.
Critérios de seleção dos trabalhos
Caberá à Comissão Acadêmica de cada Semana Acadêmica FADISMA ENTREMENTES selecionar os resumos e artigos inscritos, considerando os seguintes critérios, sendo desejável a existência de resultados parciais ou finais de pesquisa:
- A adequação à Área de Concentração e Linhas de Pesquisa de um dos Cursos de Graduação da FADISMA: Curso de Direito e Curso de Ciências Contábeis;
- Consistência científica;
- A observância das regras constantes acima.
Declaração de Direito Autoral
Quando da submissão, os autores se comprometem a oferecer gratuitamente o conteúdo de suas ideias, como forma de promoção e compartilhamento do conhecimento científico no âmbito mundial.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Envio dos trabalhos
Os trabalhos deverão ser enviados, nos prazos estabelecidos a cada Semana Acadêmica FADISMA ENTREMENTES, mediante meio eletrônico no seguinte endereço: http://www.fadisma.com.br.
Na inscrição o autor deverá informar nome de todos os autores (limitados a três), forma de participação, linha de pesquisa, título do trabalho, palavras-chave, resumo e quem será(ão) o(s) apresentador(es).
Os trabalhos deverão ser submetidos mediante o envio de dois arquivos em formato “.doc” ou “.docx”, conforme segue:
- um arquivo contendo o texto em versão integral, inclusive com a identificação da autoria. Referido arquivo é o que será publicado nos Anais da Semana Acadêmica FADISMA ENTREMENTES se o trabalho for aprovado;
- outro arquivo, que será encaminhado à Comissão Acadêmica do evento para avaliação, no qual não deverão constar nem o nome do(s) autor(es) nem o nome do(s) orientador(es), sua filiação institucional ou qualquer outro elemento que permita identificá-los.