Marília Tatsch Peransoni
Caroline Albiere Porto
Candisse Schirmer

RESUMO
O presente trabalho apresenta como ponto central o processo de impeachment e, a partir do mesmo, busca-se demonstrar o quanto os meios de comunicação (rádio, televisão, redes sociais, etc) influenciam na formação de opiniões da sociedade. Assim, a fim de atingir tal objetivo, almeja-se apresentar inicialmente no que realmente consiste o processo de impeachment. A problemática estabelecida se dá em torno da influência (negativa ou positiva) que os mecanismos de informação exercem sobre a formação de opiniões dos brasileiros. Dessarte, o objetivo principal dessa análise é apresentar o conceito e a previsão legal do impeachment para melhor compreensão acerca do mesmo e, em seguida, expor o quanto e como os meios de comunicação influenciam na formação da opinião pública e como estas opiniões são absorvidas e compartilhadas pela população, que tem usado as redes sociais para grandes debates, muitas vezes com ausência de democracia. O tema a ser abordado pertence à área de concentração Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas. Ademais, a linha de pesquisa a ser seguida é a de Constitucionalismo e Concretização de Direitos. A metodologia utilizada no estudo foi a revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Impeachment. Mídia. Influência da mídia

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