Amanda Dias Vieira
Candisse Schirmer
RESUMO
Neste breve ensaio objetiva-se demonstrar a importância da mídia, poder invisível, o qual é intitulado dessa maneira por atuar de forma incisiva na sociedade, trazendo inquietações ao telespectador sobre fatos locais, regionais e nacionais. A mídia, em geral, e a televisão, em particular, passam a influenciar nas decisões de cada um, tornando-se instrumento propagador de notícias, entretenimento e informações. Ainda, possuem papel transformador, uma vez que os cidadãos formam seu juízo de valor a partir do que é transmitido no meio televisivo. Insta constar que devido ao atual cenário político brasileiro, que se encontra, neste momento, em tempo de eleições, cabe uma reflexão acerca das campanhas eleitorais. Há que romper com um paradigma estigmatizado, qual seja, deter-se muito mais nas características pessoais dos candidatos do que nas ideologias do partido em que são filiados e nas propostas do mesmo. Somado a isso, em pleno Século XXI, época em que não há que se falar em política sem mídia, esta não mais existindo sem aquela, haja vista que as propagandas eleitorais são majoritariamente demonstradas no meio televisivo, cuja visibilidade é maior pela população brasileira, que possui 97% TVs por domicílio, segundo dados do PNAD (Plano Nacional de Desenvolvimento). O presente trabalho coaduna-se a uma das linhas de pesquisa da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA, qual seja “Constitucionalismo, Concretização de Direitos e Cidadania”, pois se reflete nos âmbitos social, político e jurídico. A pesquisa é classificada como bibliográfica, possuindo como método de abordagem o dedutivo.
Palavras-chave: Campanha Eleitoral. Mídia. Poder Invisível.