Leonardo Vinicius Lima Velho
Anniele Rosinski da Silva
Resumo
O estudo em questão pretende esclarecer a inclusão de jovens infratores através da prática de esportes, percebendo que esta prática ajuda na educação, conscientização e no resgate de si. Destacar que os “protagonistas sociais” não prestam a oportunidade necessária, e ainda, criam na consciência um pré-conceito, principalmente na classe menos favorecida, negros e mulheres. Por consequência, acredita-se que uma medida importante para inclusão social seja a educação esportiva, vinculada em qualquer atividade, capaz de desenvolver a capacidade de compreensão, iniciativa, liderança e como maior consequência, a busca de objetivos, meta de vida. Neste sentido, o esporte é capaz de unir diferenças entre povos e cooperar no processo de inclusão social. Durante a pesquisa, procurou-se a influência e instrução de diversas ferramentas de estudo, como a utilização de livros físicos e filmes. Ao longo de sua elaboração, pôde-se fazer uso do método dedutivo em sua abordagem, de forma a organizar o raciocínio do ângulo universal e deduzindo-o ao espectro particular. Além disso, consideram-se as fontes da investigação como bibliográficas, a pesquisa está inserida no crescimento e desenvolvimento da personalidade da criança, atribuída na Psicologia aplicada ao Direito: Reflexão para oportunizar jovens no ingresso digno na sociedade, na linha de pesquisa de Constitucionalismo e Concretização de Direitos da FADISMA. Diante disso, fica à intenção de contribuir nos estudos posteriores de colegas e estudantes das áreas referentes, podendo oportunizar o acesso de alguma forma da importância desses métodos que buscam na construção de uma ideia que invista nos sujeitos envolvidos.
Palavras-chave: Digno. Inclusão. Sociedade.