Candisse Schirmer
Rafaella Holsbach

 

O presente resumo abarca temática acerca da preocupação em torno da proliferação do ensino jurídico no Brasil, de maneira geral, refletindo na formação discente, de maneira específica. Como pano de fundo, a crítica se dá através do filme Idiocracia, que denota uma análise do perfil do profissional da área jurídica que haverá no futuro, caso o método de ensino continue reprogramando aulas que contemplem o senso comum, ausentes de reflexão e distante da realidade social. Nesse sentido, a problemática é desvelada: os cursos de Direito, a partir de sua estrutura curricular, está entregando ao mercado de trabalho qual perfil profissional? Se não houver preocupação em aperfeiçoar o conhecimento, não haverá a formação de advogados e outros profissionais capazes, éticos e com o olhar para o outro. Para alcançar o desiderato almejado, busca-se a análise de legislação, projetos pedagógicos e o acompanhamento dos bacharéis em Direito após a conclusão do Curso de Direito. Por fim, a metodologia utilizada é o método de abordagem dedutivo. Denota-se que a temática enquadra-se na Área de Concentração e Cidadania, Políticas Públicas e Diálogos entre Culturas Jurídicas e Linha de Pesquisa Constitucionalismo e Concentração de Direitos da Fadisma.
Palavras-chave: Bacharéis. Conhecimento. Direito. Ensino Jurídico. Formação.

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