Elisiane de Jesus Stello Ziegler

Marieli Pozzobon Oliveira

Henrique Alves e Souza

Fábio Rijo Duarte

Resumo

No presente trabalho tem-se como problemática demonstrar a representação que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, mantem com os países membros, em especial com o Brasil, na esfera educacional. Nesse contexto, procura-se corroborar para o entendimento de que a educação, como meio alternativo para o desenvolvimento social e econômico, é um dos pressupostos básicos das Nações que contribui para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intelectual. Para tanto, o presente resumo foi estruturado em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado a atuação da UNESCO, no âmbito educacional, em um contexto mundial e o segundo, por sua vez, busca analisar a forma como a Organização contribui com o Brasil no desenvolvimento da educação. Sendo um dos principais objetivos da Organização, a redução do analfabetismo no mundo e que este se dará por intermédio de uma educação de qualidade, vislumbra-se que o auxílio oferecido aos países membros que fazem parte da UNESCO, na seara educacional, tem como premissa promover o acesso e a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades. Neste sentido, conclui-se que condutas voltadas para uma educação de qualidade e aprendizado contínuo colaboram para o fortalecimento da paz e a redução da pobreza. Outrossim, tendo escolhido o constitucionalismo e a concretização dos direitos como linha de pesquisa, utiliza-se o método de abordagem dedutivo com procedimentos bibliográficos relacionados a livros publicados pela Organização, tendo como base a técnica de resumos.

Palavras-chave: Analfabetismo. Educação brasileira. UNESCO.

icn_pdf

Download do Trabalho Completo