Lisete Maria Massulini Pigatto

O artigo trata sobre os Direitos Humanos no Projeto Recreação e Cidadania, desenvolvido na EMEF Aracy Barreto Sacchis, na Cidade de Santa Maria, RS, Brasil, nas turmas onde se encontram os alunos do AEE – Atendimento Educacional Especializado incluído. Esse projeto é um trabalho preventivo que visa à humanização e ao exercício da cidadania, organizado de forma lúdica, recreativa e sistematizada, no intuito de valorizar a educação no processo inclusivo. O trabalho se insere na Área de Concentração Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas, na Linha de pesquisa Constitucionalismo e Concretização de Direitos. Essa atividade de extensão desenvolvida na escola se justifica pela expressividade do tema em virtude do novo modelo social inclusivo que se descortina, que requer um cidadão participativo e consciente do seu papel no mundo. A metodologia, desenvolvida por meio do diálogo, da tecnologia e das atividades educativas, demonstra o sucesso do projeto que oportuniza a construção do conhecimento e a modificação do comportamento dos alunos pelo acesso à informação, transformando-os em cidadãos participativos. Acompanhar os avanços do processo inclusivo é de fundamental importância, para isso se associam os direitos humanos, a globalização e a democracia. O processo inclusivo é um método que requer novos procedimentos para colocar em prática os direitos humanos nos países e no mundo. O artigo tem como objetivo compartilhar o saber desenvolvido, favorecendo a troca de experiências com outras instituições que desenvolvam trabalhos nessa área. Os resultados demonstram solidariedade, humanização e aprendizagem. Conclui-se que a inclusão é para todas as pessoas.

Palavras-chave: Cidadania. Direitos Humanos. Inclusão.

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