Angeluce Comoretto Parcianello
RESUMO: O ser humano é um agente modificador dos aspectos naturais, sendo assim, a gestão escolar deve prestar serviços públicos de qualidade e transparência, consequentemente tem a preocupação com a questão da sustentabilidade que tem ação direta com os seres humanos e essa questão é mais preocupante que parece. A causa é o uso e abuso do consumo das coisas que são descartáveis e que levam muitos e muitos anos para se decompor no meio ambiente, gerando muito lixo, e doenças, através de animais que frequentam esses lixões, e se proliferam trazendo doenças para a população. Este trabalho tem por objetivo fortalecer a questão do papel da sustentabilidade na gestão escolar, a fim de permitir um avanço, proporcionando conceitos básicos de sustentabilidade entre a gestão escolar. A população de amostragem serão os professores que atuam na escola no ensino médio turno da tarde, e os alunos do ensino médio do turno da tarde, de três turmas, sendo que escolhidos aleatoriamente 10 alunos de cada turma, totalizando 20 professores e 30 alunos envolvidos na pesquisa, sendo dos 1ª,2ª e 3ª anos e a idade dos alunos compreende entre 13 e 16 anos, de uma escola estadual de educação básica, localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul/RS. Essa pesquisa será realizada no II semestre do III trimestre do ano letivo de 2018.
Palavras-chave: Sustentabilidade. Gestão Pública. Meio Ambiente. Escola. Alunos.