Andressa de Medeiros Venturini
Isabel Cristina Martins Silva

RESUMO

O presente resumo possui a finalidade de apresentar os resultados da atuação do Centro de Mediação e Práticas Restaurativas da FADISMA como um dos organizadores do II Seminário Regional de Boas Práticas Restaurativas – A Educação Entrelaçando Redes. Para cumprir esse objetivo, utilizou-se como método de abordagem o dedutivo e como método de procedimento o monográfico, através da técnica de pesquisa observação-participante. O Seminário realizado no dia 27 de novembro de 2018, foi uma oportunidade para os mais de 600 facilitadores em Práticas Restaurativas, capacitados pela Promotoria Regional de Educação de Santa Maria e certificados pela FADISMA, compartilhar suas boas práticas e aprofundarem seus conhecimentos com a palestra do Neurocientista Guilherme Nogueira. Na ocasião, buscou-se realizar um diálogo entre os conhecimentos da área da Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem, com o objetivo de dispor de subsídios que permitam novas formas de pensar e agir nas estratégias de cada profissional na aplicação da metodologia das práticas restaurativas. Ao fim, depreende-se que o seminário alcançou seus objetivos, salientando-se que, a participação dos membros Cempreanos na organização não apenas colaborou para o funcionamento logístico do evento, como reforça o empenho do grupo na sua missão de sensibilização para uma sociedade mais harmônica e colaborativa, através dos meios autocompositivos de resolução de conflitos. Posto isto, o objeto de trabalho condiz à área de concentração “Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas”, abrangendo a linha de pesquisa do “Constitucionalismo e Concretização de Direitos”.

Palavras-chave: Extensão. Mediação. Práticas Restaurativas.

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