Isabela Sant’Ana Eguren
Laura Pinto Madeira
Leticia Blank Netto
Isabel Cristina Martins Silva
RESUMO
É necessário reconhecer que a estrutura educacional é formada através da soma de diversos fatores que resultam em uma diversidade e interdisciplinaridade de formas de ensino, possibilitando que independente da metodologia empregada, o conhecimento seja um fim em si mesmo. A cultura do conhecimento é o fator indispensável para criar horizontalidade dentro de diversos ambientes institucionais, possibilitando desta forma a utilização ferramentas de (auto)conhecimento e a comunicação não violenta para promover o entendimento mútuo, assim como o ativismo do pensamento, externalizando questionamentos, esclarecimentos e suscitando debates. Posto isto, o presente trabalho busca apresentar a ação de extensão desenvolvida pelo Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE) da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) intitulada “Rodas Virtuais de Conhecimento”, sendo proposta como uma alternativa para encontros virtuais durante a pandemia. Para o desenvolvimento do trabalho, foi adotado o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico, bem como se insere na área de concentração “Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas”, com enfoque para a linha de pesquisa da área “Constitucionalismo e Concretização de Direitos”, buscando através da utilização das ferramentas restaurativas, a expansão das redes de conhecimento e aprendizado virtualmente.
Palavras-chave: Círculos de Construção de Paz. Comunicação Não Violenta. Diálogo. Rodas Virtuais de Conhecimento.