Alana Maísa Machado

Eliete Vanessa Schneider

Julia Kerber Alves

Maria Aparecida Kowalski

RESUMO

O presente ensaio busca trazer uma análise sobre as atividades desenvolvidas pelo Balcão do Consumidor da UNIJUÍ, enquanto parte do projeto de Extensão Conflitos Sociais Direitos Humanos: Alternativas adequadas à resolução, buscando evidenciar as alterações necessárias para seguir na prestação de serviços aos consumidores durante o período de pandemia do Covid 19. Utilizou-se para desenvolvimento do presente estudo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), os quais demonstram as demandas mais reclamadas no Balcão do Consumidor durante o período pandêmico, bem como, ressaltou-se a importância das técnicas de resolução de conflitos que podem ser utilizadas na solução de demandas consumeristas, em especial a conciliação e a mediação, com o fito de demonstrar o quanto o Balcão do Consumidor é um órgão que representa uma significativa importância para a sociedade, vez que muitos consumidores que procuram auxílio demonstram satisfação após o atendimento, parabenizando os atendentes pelo atendimento recebido. Utilizou-se o método hipotético dedutivo.

Palavras-chave: Balcão do Consumidor. Projeto de Extensão. Direitos do Consumidor. Resolução extrajudicial de conflitos. Novo Coronavírus. Covid-19.

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