Angelita Woltmann
Paulo Renato dos Santos Ferrony
Rodrigo Job Magalhães
Heloisa Thauanna Reis Pisetta
RESUMO
Apresenta-se este artigo como resultado da atuação conjunta em sede de curricularização da extensão das disciplinas de Extensão em Direito II e Gestão de Conflitos, constantes na matriz obrigatória do Curso de Direito da Universidade Franciscana (UFN). A problemática paira na análise da efetividade social das ações realizadas no ano de 2020 junto ao projeto extensionista denominado @CORONAJur_UFN: um canal virtual informativo para gestão de conflitos jurídicos surgidos em meio à pandemia causada pela COVID-19. O projeto é executado por meio remoto, via rede social Instagram e externaliza-se por postagens temáticas semanais e realização de lives, que são instrumentalizadas por aulas públicas, webnários, palestras, rodas de conversa, entre outras modalidades de caráter interdisciplinar e com linguagem acessível ao público leigo. O objetivo central das ações é impactar a comunidade de seguidores na sensibilização, debate e auxílio no direcionamento soluções e alternativas nos problemas práticos relacionados aos conflitos jurídicos nas diferentes áreas em tempos de pandemia. A metodologia é embasada na pesquisa qualitativa, instrumentalizada em dados empíricos obtidos através dos relatórios apresentados à coordenação da curricularização da extensão nos semestres de 2020.1 e 2020.2. Nesse sentido, apresenta-se um breve relato da experiência dessa vivência que entrelaçou ensino, pesquisa e extensão, no sentido de concretizar o princípio constitucional da indissociabilidade de tais práticas universitárias não objetivando, de modo algum, assistência judiciária individual, mas sim, incentivar o diálogo entre comunidade e universidade em um momento tão complexo e inédito, tal como o atual.
Palavras-chave: Extensão. Ensino. Pesquisa. Gestão de conflitos jurídicos. COVID-19.