Elizete Helena Alves da Cruz
Ascísio dos Reis Pereira
Márcia Eliane Leindcker da Paixão

RESUMO

Neste estudo, de natureza qualitativa, a metodologia de pesquisa foi através de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com representantes de instituições educacionais, jurisdicional, do trabalho, apenadas e egressa. Nesse itinerário formativo, o olhar ficou atento sobretudo aos anseios das mulheres apenadas com relação à escolarização e/ou qualificação profissional, sendo determinante ao aprofundamento da questão em nível de Mestrado: “Educação profissional no cárcere feminino: uma proposta emancipatória”. Diante da necessidade de um movimento de reflexão compartilhada e em conjunto com outros saberes e experiências formativas sobre a educação profissional nos ambientes de privação de liberdade – e em que medida esta modalidade educativa pode auxiliar no processo emancipatório – é que o presente estudo encontrou sua justificativa. A pesquisa teve como objetivo analisar a educação profissional como processo educativo que visa a emancipação do ser humano, sendo imprescindível a leitura de Freire (1996) a partir da prática, pois conhecer é lutar para oportunizar o acesso ao conhecimento transformador e assumir uma postura vigilante contra todas as práticas de desumanização. Com efeito, compreender o sistema educacional e as práticas escolares nos aspectos administrativos, técnicos, políticos, legais, pedagógicos, metodológicos e de gênero possibilita a construção coletiva do projeto político-pedagógico nos espaços e tempos prisionais ante os desafios ao processo educativo e dificuldades enfrentadas pelas escolas inseridas nesses ambientes. Portanto, acredita-se que a educação profissional é uma proposta imprescindível às mulheres privadas da liberdade para que possam se (re)inserir no mundo do trabalho, emprego e renda e, assim, serem protagonistas da sua própria história.

Palavras-chave: Apenadas. Educação prisional. Educação profissional. Emancipação. Trabalho, emprego e renda.

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