Diomar Lopes Teixeira Júnior
Gracilene Mendes de Souza Nogueira
Harlei de Souza Santos
RESUMO
O papel social dos centros universitários tem muito a dizer sobre sua concepção de educação e ensino. Imbuídos desta preocupação professores e estudantes integrantes do projeto de extensão Assessoria Acadêmica em Gestão ao Empreendedorismo Regional (UNIFG, 2019a) desenvolverem uma investigação científica documental no âmbito do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIFG. O Plano de Desenvolvimento Institucional (UNIFG, 2019b), o Projeto Pedagógico do Curso (UNIFG, 2019c) e os relatórios dos projetos de extensão caracterizaram a unidade de ensino como fomentadora do progresso regional e inspiração às iniciativas de crescimento regional. As reflexões resultam do processo de triangulação entre as fontes e a literatura, incluindo os parâmetros qualitativos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os resultados evidenciaram que práticas extensionistas em desenvolvimento atendem ao cumprimento das responsabilidades sociais assumidas institucionalmente denotando uma concepção de educação como projeto de vida. O colegiado busca integrar o cidadão à sociedade com capacidade para promoção da melhoria da sua qualidade de vida num compromisso com a sua formação ética. Destacam-se inciativas voltadas à promoção do empreendedorismo, regularização e controle das organizações bem como promoção do cidadão como agente de transformação. Entretanto, ainda há muito por fazer no tocante às questões relativas ao meio ambiente e saúde pública onde as iniciativas são tímidas ou inexistentes. Ressalta-se a necessidade de incorporação do papel social institucional para construção e disseminação do conhecimento. A preocupação com a promoção da vida justifica o vínculo desta pesquisa à linha gestão e empreendedorismo.
Palavras chaves: Extensão. Responsabilidade Social. Educação.