Emerson Cristiano Rodrigues Santos
Isabel Cristina Martins Silva
RESUMO
O tema abordado reflete um processo formativo, permanente e contínuo que se manifesta com o despertar de uma preocupação com o individual e coletivo, visando a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas uma mudança cultural, mas também uma transformação social. Assim deve ser entendida a educação. Logo, desenvolver esse processo de forma lúdica proporciona um melhor ensino e aprendizagem, bem como potencializa a criatividade e contribuem para o desenvolvimento intelectual dos educandos. Assim, pretende-se utilizar o teatro de fantoches, com alunos do ensino fundamental, em escolas públicas e privadas, sensibilizando-as sobre temas relacionados ao meio ambiente e os meios de gestão de conflitos, possibilitando-lhes administrarem suas problemáticas cotidianas por meio do exercício da cidadania, com plena dignidade, a fim de que conquistem seus direitos e suas garantias fundamentais, favorecendo a pacificação social. Ressalta-se, ainda, a pauta relacionada ao desenvolvimento das nações, proposta pela ONU que contempla, em um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, meta relacionada a promover sociedades pacíficas e o acesso à justiça. Utilizou-se método de abordagem dedutivo, com procedimento histórico, sendo a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, sob a linha de pesquisa Constitucionalismo e Concretização de Direitos da FADISMA. Conclui-se que o diálogo e a participação ativa dos envolvidos promove significado no aprendizado e habilidades de soluções para os problemas, promovendo o empoderamento desses alunos e oportunizando a tomada de decisões individuais e coletivas, dentro de uma perspectiva ambientalmente correta e socialmente justa.
Palavras-chaves: Aprendizagem. Educação. Gestão de Conflitos. Meio ambiente. Teatro de fantoches.