Emerson Cristiano Rodrigues Santos
Thaisy de Freitas Padilha
Fábio Rijo Duarte

RESUMO: O artigo trata do processo de ensino e aprendizagem das questões relacionadas ao bullying, utilizando a atividade lúdica do teatro de fantoches, como forma de sensibilização dos alunos dos anos finais do ensino fundamental do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, situado do município de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, possibilitando-lhes a compreensão e as implicações dessa prática no cotidiano escolar e dos atores sociais envolvidos e os aspectos legais trazidos pela Lei nº 13.185/2015. O artigo será dividido em duas seções. Na primeira seção será abordada a violência e a prática do bullying no ambiente escolar e, na segunda, seção, as alternativas de intervenção no cotidiano escolar na prevenção às práticas de bullying. A terceira seção apresenta a atividade extencionista com a utilização do teatro de fantoches na prevenção às práticas de bullying. O método de abordagem utilizado no trabalho, será o dedutivo, tendo em vista que parte de um contexto histórico geral para o específico, sendo os métodos de procedimento histórico e comparativo e técnica de pesquisa bibliográfica e documental, sob a linha de pesquisa Constitucionalismo e Concretização de Direitos da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Logo, conclui-se que é de extrema importância minimizar ou coibir as práticas de bullying, em razão das consequentes violências verbais, físicas, sociais e psicológicas sofridas pelos envolvidos, face ao seu caráter repetitivo ou sistemático.

Palavras-chaves: Bullying. Cotidiano escolar. Direito. Extensão. Violência.