Vinicius Rübenich
Elionai de Moraes Postiglione

RESUMO

No decorrer do ano, são vistas manchetes, na mídia, que discorrem sobre aprovações de orçamento público. Tal assunto é relevante, pois as leis orçamentárias informam, principalmente, sobre os investimentos que serão realizados pelo governo. A temática do trabalho é orçamento público da união. O problema de pesquisa é qual a maneira de mediar conhecimentos orçamentários para alunos que estão no ensino médio? O objetivo do mesmo é disseminar conhecimento orçamentário, principalmente no que tange a programação orçamentária para jovens que estão no ensino médio. Ademais, o orçamento público é o instrumento de planejamento do governo para realizar suas políticas públicas. O mesmo se da por meio de três instrumentos legais, Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). O plano plurianual é o instrumento legal de planejamento de maior alcance e duração, que estabelece as prioridades e direciona as ações governamentais. Além disso, lei de diretrizes orçamentária é o instrumento que dirige os assuntos, mais relevantes, para a lei orçamentária anual. A lei orçamentária anual é um documento formal que faz a previsão das receitas e fixas despesas que serão realizadas no próximo exercício financeiro. O projeto externo será realizado em escolas de ensino médio, e é significante, pois criará mecanismos para que os jovens sejam mais atuantes, fiscalizadores e críticos frente às contas e gastos públicos. A metodologia empregada é qualitativa, explicativa e ex-post-facto. A linha de pesquisa do presente resumo é contabilidade: pública, societária, tributária, ambiental e de custos.

Palavras-chave: Orçamento público. Leis orçamentárias. Conhecimento orçamentário.

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