Jaqueline Alves Bitencourtt
Francisco Ribeiro Lopes
RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo analisar o instituto da mediação em face das relações de consumo bem como salientar a importância do restabelecimento do diálogo através do método supracitado, saindo do sistema tradicional e oportunizando uma nova visão sobre a solução de conflitos. O presente trabalho possui o método dedutivo e a pesquisa é na forma descritiva respeitando suas características. O problema enfrentado é que visivelmente o sistema tradicional não consegue suprir as necessidades da relação de consumo onde cada vez mais os conflitos acabam na esfera Judicial sem a complexidade e atenção devida. Nesse sentido, mesmo se reconhecendo que o consumidor é a parte vulnerável na relação de consumo os problemas envolvendo os conflitantes são frequentes, sendo que os polos visivelmente encontram-se em grau de disparidade, ou seja, as relações de consumo são compostas por aspectos negativos tais como: desgaste do consumidor, o desrespeito com mesmo, os atendimentos ineficientes e precários para as demandas, onde o consumidor acaba sendo desrespeitado e seus direitos violados em face da relação de consumo. Assim, o instituto da mediação possui um papel fundamental para restabelecer o diálogo entre as partes, sendo um instrumento extrajudicial eficaz e célere que proporciona a edificação de um consenso entre os envolvidos e sanar o conflito entre as partes.
Palavras-chave: Consumidor. Fornecedor. Mediação.