Tamires Dolores Santos Pereira
Alexandre Fernandes Weber
Denise Rossato Quatrin
Sandro Bittencourt

RESUMO

As organizações sem fins lucrativos cada vez mais demonstram sua importância para a sociedade, pois oferecem de forma voluntária para a comunidade, serviços de apoio e desenvolvimento em diversas áreas. No entanto, no que tange a gestão, apresentam mais limitações do que organizações com fins lucrativos, como por exemplo, a falta de recursos e pessoas para realizar a gestão contábil e financeira. Para condução deste processo, demonstra-se fundamental a utilização de um software de gestão que supra suas necessidades e auxilie os administradores na tomada de decisão. Este estudo, fruto do desenvolvimento de um projeto junto à instituíção de ensino, tem como objetivo principal identificar as principais barreiras e limitações que uma associação sem fins lucrativos enfrenta para implementar e utilizar um sistema financeiro e contábil. Objetiva-se também acompanhar a implantação do software e identificar quais as principais informações que os gestores necessitam para condução da gestão. Como resultados preliminares, identificou-se que pagamentos da entidade por vezes são feitos pelas pessoas físicas dos gestores, bem como, não são exigidos documentos hábeis para comprovação de despesas. Observa-se também que por falta de recursos financeiros, o controle interno financeiro é realizado pelos próprios associados e de forma voluntária, os quais por vezes não são especialistas em contabilidade e finanças, fato este que limita a qualidade das informações.

Palavras-chave: Organização sem fins lucrativos, Processo de Gestão, Tomada de decisão.

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