Gabriele dos Anjos Schmitz
Alice Lameira Farias
Jerônimo Siqueira Tybusch
O novo contexto global decorrente da revolução tecnológica instituiu uma sociedade digital organizada em torno das redes informacionais. Com isso, este artigo objetivou abordar a implementação das Tecnologias em Rede no cenário social mundial e as suas consequências na concepção de cidadania e na realidade educacional brasileira. Assim, expôs as principais problemáticas envolvidas, a influência para a construção do suporte educativo e a consolidação da cidadania digital. Para tanto, utilizou o método de abordagem dedutivo, uma vez que a análise se deu a partir de uma visão geral sobre a temática. Em relação aos meios de pesquisa, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental com a finalidade de construir bases teóricas para o entendimento dos fenômenos característicos da sociedade contemporânea. No que pertine à técnica, elegeu a produção de fichamentos, artigos e resumos estendidos. Dessa forma, evidenciou a ascensão das tecnologias como forma de organização e mobilização social e as barreiras para a efetivação cidadã no contexto educacional, apontando os principais fatores e as possíveis soluções para obstar a exclusão digital educacional.
Palavras-chave: revolução tecnológica. educação. cidadania digital.