Renan Barros de Barros
Bruno Teixeira Wouters
Marcelle Cardoso Louzada
RESUMO
O presente artigo, desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo discorrer brevemente sobre o bullying e a sua incidência no âmbito escolar analisando quais são as consequências que pode acarretar na formação psicológica das crianças e adolescentes vítimas dessa forma de violência. Para tanto, é necessário evidenciar o conceito de bullying e quais são as suas espécies, as quis podem variar de agressões físicas, até insultos morais e abusos psicológicos contra a pessoa vitimada. Somado a isso, incluiu-se a análise de casos reais, os quais demonstram as conseqüências advinhas pela prática de bullying, ao expor a vítima, inclusive, pela repercussão midiática causada por esse tipo de violência em alguns casos específicos. O desenvolvimento deste artigo passa em um primeiro momento pelo enaltecimento dos acontecimentos da violência e dos abusos em âmbitos escolares, perpassando ao estudo de medidas preventivas a serem adotadas, tanto pelas instituições de ensino, bem como pelos pais dos envolvidos. Por fim, esta pesquisa possui como enfoque compreender melhor o quão incidente a prática do bullying se encontra na atualidade e o quanto é necessário que sejam tomadas providências para mitigar os danos e reflexos que esse comportamento vem gerando a sociedade. Logo, os resultados do estudo servem como guia norteador para o entendimento do assunto, na busca de alternativas possíveis de intervenção e prevenção dessa violência, eis que no ambiente escolar as conseqüências se somam a outras, tais como a evasão escolar e a dificuldade de aprendizagem dos envolvidos.
Palavras-chave: Bullying. Criança. Adolescente. Violência. Sociedade.