Patrick Borges Ramires de Souza
Astrid Heringer

Resumo
O presente trabalho dispõe sobre a possibilidade de utilização da mediação como método de tratamento dos conflitos oriundos do convívio escolar, propondo a difusão de uma cultura alternativa de resolução das lides, em prol do direito fraterno e da cultura da paz. A pesquisa se desenvolve através das perspectivas oriundas da atividade de extensão desenvolvida pelo projeto de extensão denominado “A Mediação de conflitos na perspectiva do direito fraterno: construindo a cidadania solidária em Santiago”, vinculado ao curso de Direito da URI – Campus de Santiago, o qual é executado em uma escola pública do município de Santiago, RS. A execução do projeto é justificada essencialmente em razão da necessidade de serem pensados métodos eficazes de manutenção das relações e dos vínculos oriundos do convívio entre os indivíduos conflitantes no meio da escola. Nessa toada, a mediação surge como uma metodologia diferenciada de tratamento harmônico e adequado para o conflito, de modo que os próprios sujeitos possuem a prerrogativa de solucionarem as suas lides de maneira fraterna, especificamente no sentido de atuarem em prol de perpetuar uma cultura de paz no ambiente escolar.
Palavras-chave: Escola e Conflito. Mediação. Direito Fraterno. Cultura da Paz.

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